O Desavisado

Selena apresenta Tarcísio, seu novo namorado para aprovação de Silvia. O bom comportamento inicial muda para uma abordagem atrevida com Silvia. Ela e Selena decidem ensinar uma lição à Tarcísio.

O Desavisado
Photo by Daniel on Unsplash

Selena é uma amiga intermitente. Passamos anos sem nos falarmos, até que algum evento nos coloca frente a frente. Retomamos a amizade daquele ponto, como se nunca tivéssemos deixado de nos ver. E meses depois, voltamos a ser completas estranhas.

Já estou habituada com isso. Entendo que é como ela funciona. E não me importo. Fazia mais de dois anos que não nos falávamos, quando nos encontramos na padaria próxima ao condomínio onde moramos. Ela fez a festa habitual.

-Silvia! Que surpresa! Saudades de você, amiga!

Eu retribuí.

-Selena! Querida, quanto tempo?! Você está linda, como sempre! Como vai a vida?!

Sentamos em uma mesa e colocamos o papo em dia. Selena se separou há cinco anos. Não tiveram filhos. Ela continuou morando no condomínio. A família dela tem negócios na região há muitos anos e é bem sucedida. Selena toma conta de uma das empresas do grupo familiar.

-Silvia, estou namorando, acredita?! Aliás, foi muito bom te encontrar. Preciso de sua ajuda.

-Já estava na hora, Selena! Parabéns! Quem é o felizardo? Me conta! E do que precisa?!

Ela diz que o namoro é recente. Conheceu o rapaz há alguns meses, ficaram algumas vezes e há algumas semanas ele a pediu em namoro. Ela aceitou. E agendou um jantar para a noite seguinte, para apresentar o namorado à duas amigas.

-Eu quero que você também vá no jantar, Silvia. Você é a minha amiga com melhor tino para homens que eu conheço. Preciso de sua opinião!

-Que isso, Selena?! Está doida?!

-Não estou não. Eu fiquei muito tempo fora do mercado. Não quero cair nas mãos de um pilantra. As amigas que vão estão solteiras há algum tempo e já lidaram com vários malas. E você, mesmo casada, tem um sexto sentido para isso que eu invejo. Me ajude!

-Tá bom, Selena. Eu te ajudo…

Sete da noite. Chego caminhando na casa dela, a menos de três quadras da minha. Estou sozinha, meu marido não topou me acompanhar.

-Isso é roubada, Silvia.

Mesmo concordando com ele, aceitei. Amigas são para essas coisas. Ela abre a porta.

-Silvia! Que bom que você veio! Entre, deixa eu te apresentar o pessoal.

Ela me apresenta as duas amigas. Já nos vimos, mas não fazemos parte do mesmo círculo social. Elas são mais jovens e ainda aproveitam a vida de solteiras. Selena chama o namorado.

-Tarcísio, venha conhecer a Silvia.

Ele vem da cozinha. Está de avental. É bonito. Alto. Forte. Um belo homem. Aperta firme a minha mão, me abraça, trocamos os beijos no rosto. Ele sabe agradar.

-Silvia, é um prazer conhecê-la. Selena contou que você é a melhor advogada da cidade. Mas esqueceu de dizer que você é uma das mulheres mais elegantes da região. Encantado.

Ele volta para a cozinha. Na sala, nós quatro somos só elogios para Selena. Ela está radiante.

-Gente, e ele ainda cozinha. Fez questão de comprar os ingredientes e não precisei ajudar com nada.

O jantar é ótimo. Tarcísio é bom de conversa, consegue nos deixar à vontade. Cozinha bem e escolheu um bom vinho. Durante todo o tempo, ele é muito carinhoso com Selena, sem deixar de agradar as três amigas. Ele conduz bem a situação. Bem até demais, me pego pensando…

-Meninas, vamos fazer uma selfie para registrar o jantar?!

Aceitamos prontamente a proposta dele. Ele tira várias fotos e deixa Selena escolher a melhor. Mais um ponto para ele. Depois aplica um filtro que nos rejuvenesce alguns anos.

-Posso postar, querida?!

Selena nos olha e diante de nossa concordância, responde.

-Pode, querido. Claro! E nos marque.

Ele posta a foto no Instagram e marca todas nós. Depois da sobremesa, ele volta para a cozinha, para arrumar as coisas. Não aceita nossa ajuda. Na sala, dou os parabéns à Selena.

-Amiga, você tirou a sorte grande. Ele é lindo, educado e cozinha muito bem. Espero que trepe bem, também.

-Silvia! Já tinha me esquecido que como você é direta com esses assuntos… mas sim, ele é bom nisso também.

As duas outras amigas concordam e Tarcísio ganha o selo de aprovação. Minha missão está concluída.

-Selena, obrigado pelo jantar. Vou deixar os pombinhos aproveitarem a noite.

As amigas aproveitam e saímos todas, deixando o casal à vontade. Em casa, meu marido quer saber como foi o jantar.

-E então, Silvia?! Aprovou o namorado da Selena?!

-Ele tirou nota máxima.

-Ah que bom, né?!

-Espero que sim…